Um ano de treino para os 10K, mas de repente, 21…

Um ano de treino para os 10K, mas de repente, 21…

9 de agosto de 2019 0 Por Paulo Prudente

A médica Aline de Mello Pessoa Sousa, 39 anos, mora em Natal-RN e foi uma das milhares de pessoas cruzaram a linha de chegada na Meia Maratona do Rio, em 22 de junho. Atleta da Go Runners, Aline confessa que fez a distância meio que no susto. Com apenas um ano de corrida, treinou para fazer os 10K e com este objetivo viajou ao Rio com o marido e os colegas de equipe. Mas… Confira!

“No início de 2018 comecei a escutar algumas amigas falarem que estavam correndo e o quanto se sentiam felizes com isso. Eu comecei a ter curiosidade e perguntar sobre o grupo de corridas. Em julho de 2018 resolvi tentar correr e me matriculei na Go Runners.

Eu que sempre usava a desculpa de que não tinha tempo de fazer exercícios, comecei a descobrir que eu tinha tempo e o que me faltava era coragem! Vi que só conseguiria treinar se fosse logo cedo da manhã e assim foi. Comecei a correr às 6h e super me adaptei a esse horário! Nunca tinha me imaginado acordando às 5h da manhã para correr porque eu vivia cansada. E de repente aquilo tinha virado uma rotina feliz na minha vida!

E a coisa mais maravilhosa ainda está por vir. Meu esposo viu minha decisão de sair do sedentarismo, me deu todo apoio e também aderiu à corrida. Além de companheiro da vida ganhei um companheiro de corrida! Um dando força para o outro para conseguir acordar cedo depois de dias de trabalho exaustivos!

No início de 2019, Ronnie, meu esposo, decidiu correr a Meia Maratona do Rio. Então decidi ir com ele. Observava e participava, atenta, de toda sua preparação, treinos e nutrição balanceada! Mas como eu havia começado a correr há menos de um ano, achei que não era minha hora de tentar uma meia maratona, então me inscrevi para os 10K! E foram meses de treinos para os tão sonhados dez quilômetros! E atingi a distância 15 dias antes da prova. Então resolvi que queria correr no Rio um pouco mais, talvez 12 ou 14km! Uma amiga tinha desistido de ir e me deu sua inscrição. Então fui correr no dia da Meia, 22 de junho. Eu havia me inscrito para os 10K, que seriam no dia seguinte.

Eu também queria estar ao lado do meu esposo e demais companheiros de corrida da Go Runners. A prova começou e, ao lado de Ronnie, eu corri tranquilamente os 10K para os quais havia treinado. Então ele partiu para os 21K e eu para mais uns poucos quilômetros. E fui correndo, estava bem e continuei. Quando comecei a ficar cansada, estava no 16º quilômetro. Aí pensei, ‘tô tão pertinho’. E fui devagarzinho e completei os 21K! Foi super emocionante, por que nunca imaginei que fosse capaz de percorrer uma distância tão grande com apenas um ano de treinos. Eu era completamente sedentária. O Ronnie era super atleta, jogava handebol e futebol na escola e na faculdade. Eu? Nadinha!

Acho muito importante estar na Go Runners. Ajuda a dar motivação e principalmente a orientação da forma correta de correr. Treinos programados individualmente, sem exageros. E é isso que gosto na Go Runners. Evoluímos com calma e tranquilidade, sem pressão!

Agora estou treinando para os 16K da ‘Ginga com Tapioca’, que será em dezembro! Enquanto isso vou sonhando fazer mais uma meia maratona em 2020. Mas agora não tão assim no susto!

Tenho muitas dificuldades para conciliar os treinos com o trabalho e com a família. Trabalho muito à noite. Isso me deixa exausta e reduz meu rendimento na corrida! Além de ter duas menininhas lindas de 3 e 7 anos que precisam de muita atenção! Mas agora sou uma pessoa que não quer mais ter desculpas para não treinar. Se trabalho à noite e já sei que no dia seguinte não conseguirei treinar, treino antes! Depois que passei a correr, trabalho com mais energia e disposição!”