Ana Leotério: paixão e conhecimento à frente da Alternativa Runners

Ana Leotério: paixão e conhecimento à frente da Alternativa Runners

22 de julho de 2019 2 Por Paulo Prudente

Ana Leoterio

*por Ana Leotério, treinadora e diretora da Alternativa Runners

“A história da Alternativa se confunde com minha história. Bem no início da minha faculdade de Educação Física, ainda em Campos dos Goytacazes, lá pelo terceiro período, eu tinha um blog com nome ‘Alternativa Fitness’. Ali eu já sonhava fazer algo voltado para o esporte. E a ideia da corrida de rua sempre foi muito forte, apesar de sempre ter trabalhado em academias.

Quando terminei a faculdade de Educação Física, já morando no Rio, cheguei a trabalhar em uma equipe de corrida de uma academia em São Cristóvão. Lá pude pôr em prática toda a teoria da sala de aula e a prática vivenciada com excelentes treinadores que tive, além da experiência como atleta do Vasco da Gama, uma verdadeira escola.

Mas por necessidade eu precisei ajustar minha rotina de treinos com a de trabalho. E passei a elaborar meus próprios treinos. Até que um dia um atleta que hoje é meu aluno me viu treinando ao ar livre e  pediu orientação, se mostrando interessado em treinar, aperfeiçoar sua técnica e melhorar sua técnica. Iniciamos então um treinamento, e na sequência vieram outros alunos. Alguns desses  estão comigo até hoje.

Foi por meio de um deles que consegui o primeiro patrocínio para os uniformes da equipe. Depois, outras pessoas colaboraram e veio o restante da estrutura. Nos treinos e provas há aqueles que ajudam na montagem e desmontagem de tenda, etc. Por isso que não digo que estou sozinha! São alunos, amigos e parceiros que caminham juntos e colaboram para que o projeto aconteça. Costumamos dizer que somos uma família.

O nome que lá trás era do blog ‘Alternativa Fitness’ passou a ser do grupo, mudando para ‘Runners’. Foi a alternativa para que eu não ficasse limitada à academia, mas também trabalhasse com treinamento de corrida.

O nosso foco é a qualidade de vida! É dar atenção ao atleta. A Alternativa é um grupo amador heterogêneo que tem atletas dos 20 aos 74 anos. Eu não os limito e também não os pressiono, apenas tento fazer com que alcancem suas metas. Nossa pretensão nunca foi levá-los ao pódio, mas muitos vieram naturalmente. Então, alguns atletas mais competitivos, que buscam performance, começaram a nos procurar.

Alguns deles dizem que eu sirvo de inspiração para o grupo e alguns fãs acabaram virando meus alunos. Fico grata em saber que sirvo de exemplo e motivação. É gratificante ver o trabalho dando resultados e proporcionar a evolução deles!”