Bruno do Val é campeão da Copa Brasil de Sprint Triathlon

Bruno do Val é campeão da Copa Brasil de Sprint Triathlon

16 de junho de 2018 0 Por boratreinar

Por Paulo Prudente e Bruno do Val

Carioca e atleta da Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro, Bruno do Val (Carlos Eugenio CE+3) sagrou-se campeão da Copa Brasil de Sprint Triathlon na faixa 30-34 anos. Na verdade a conquista poder ser considerada um bicampeonato, já que em 2011, Bruno venceu na faixa 25-29.

As provas da Copa Brasil de Sprint Triathlon são organizadas por algumas federações e supervisionadas pela CBTri. Bruno fez quatro das seis etapas: em Garopaba-SC, foi 2º na categoria e 4º na geral; em Manaus-AM, 4º na geral; em Cuiabá-MT, 1º lugar; e em Salvador-BA, 2º na geral.

Com a popularização das distâncias mais longas e o charme representado pela superação de um Ironman, a distância Sprint, também conhecida como short é vista com um pouco de preconceito por diversos atletas e até por alguns organizadores. Entretanto, a Intenational Triathlon Union (ITU),  responsável pelo circuito mundial e pela corrida olímpica, deu uma passo importante ao incluir a distancia Sprint no World Triathlon Series de 2012, circuito de maior prestígio mundial,  em duas etapas, Hamburgo e Estocolmo. Há alguns anos a Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro, tem em seu calendário provas de short triathlon que valem pelo Campeonato Estadual. A prova é uma porta de entrada no triathlon e serve de base para a participação em provas mais longas

“As provas de longa distância são incríveis e, quando não é a atração, é um destino de praticamente a totalidade dos praticantes do triathlon. Mas ainda tenho uma relação de amor com a distância Sprint, uma prova onde erros são mais difíceis de serem contornados. Uma largada atrasada, uma ‘bóia mal feita’ e lá se foi o pelotão. Devido à curta distância, dificilmente você terá a possibilidade de fazer uma prova de recuperação e é neste ponto que reside o seu charme. Para aqueles que almejam ter uma boa colocação no geral a prova é tensa do início ao fim” explica Bruno.

O atleta conta que em 2012 100% do seu foco para a distância Short – ou Sprint -, à exceção do Tristar, que teve distâncias diferenciadas.

“Buscamos com isso, meu treinador Carlos Eugênio e eu, adquirir mais velocidade para somente depois aumentar as distâncias. Cumprimos mais de 90% daquilo que foi planejado, o que me deixou bastante feliz e acreditando ainda mais nos resultados obtidos a partir de um trabalho sério”, conta Bruno, que planeja incluir a distância olímpica no seu calendário de 2013.

“Quem sabe até uma prova de longa distância. Os títulos de campeão estadual (RJ) de Short Triathlon (na elite) e da Copa Brasil de Sprint Triathlon são resultados de um trabalho bem feito e são muito importantes, mas sem dúvidas sabemos que ainda há muito a melhorar. Para isto, continuaremos o trabalho sério, com responsabilidade e, sem dúvidas, paciência para poder andar melhor nas provas e aumentar o nível de exigência”, completa Bruno

Bruno do Val é atleta da Carlos Eugenio CE+3 e tem o apoio do Projeto Verão /  FME de Campos – RJ/ Snug Sports/ Nova Estação Academia.