Atletas de elite, amadores e crianças agitam o domingo carioca na Corrida das Academias

Atletas de elite, amadores e crianças agitam o domingo carioca na Corrida das Academias

26 de novembro de 2018 0 Por Paulo Prudente

O Aterro no Flamengo, principal palco carioca das corridas de rua, recebeu neste domingo (25) milhares de atletas na Corrida das Academias CAIXA. Cerca de cinco mil pessoas se dividiram nas provas kids e nas distâncias de 6K e 10K.

O clima abafado não tirou o ânimo dos atletas amadores, que apesar do desgaste, festejavam mais um desafio superado.  Também não atrapalhou a vida dos atletas de elite, que superaram as marcas de anos anteriores. Para a campeã nos 6k, Ana Paula Carvalho, de 40 anos, não existe tempo ruim.

“Quando o atleta está bem preparado, não liga no que está ao seu redor. Só faz na prova o que já faz nos treinos”, disse a campeã, que bateu seu recorde pessoal na distância, com 23:37. A segunda colocada foi Ana Paula de Souza (24:53) e a terceira, Eliangela Thomaz (25:11).

Nos 6k masculino, vitória de Fabio dos Santos, de 28 anos. Ex-atleta profissional de futebol, Fabio corre há seis anos, mas há apenas seis meses treina “de verdade”, com a Equipe Pé de Vento. Morador de Magé, na região metropolitana do Rio, Fábio fechou a prova em 19:37. Na sequência chegaram Rodrigo Lira (19:41) e Daniel Heleno de Brito (19:45).

Nos 10K, tanto no masculino quanto no feminino, os tempos deste ano foram bem mais baixos que os do ano passado. Entre os homens, o tempo diminuiu quase dois minutos e entre as mulheres ficou quase quatro minutos abaixo.  Rejane Ester Bispo da Silva venceu a prova em 36:09 (no ano passado a marca foi 39:57).  A segunda colocada foi Helma de Jesus Silva (36:21), seguida de Jéssica Ladeira (36:50).

Entre os homens, vitória de Robson Pereira de Lima, o Robinho, com 30:30. O atleta entrou para a Equipe Pé de Vento há pouco mais de um mês.

“Minha primeira prova no Rio de Janeiro foi em 2006 e cheguei em 10º lugar. Doze anos depois, eu posso dizer que a organização das provas de rua e a cidade melhoraram pra caramba. Outra coisa positiva que vejo no Rio é o aumento da prática esportiva. Vejo isso com tantas academias e assessorias esportivas e cada vez mais a realização de eventos como este”.

Em segundo lugar, chegou Eliezer de Jesus Santos (31:32) e completando o pódio Marcos Vinicius Coelho Ferreira (32:46).

Enquanto os atletas de elite buscavam a vitória = e a premiação em dinheiro – e os adultos amadores tentavam bater suas marcas pessoais, cerca de mil crianças – cercadas de pais, tios e avós –  corriam eufóricas em busca de suas medalhas.

A Corrida das Academias CAIXA é organizada pela Spiridon Eventos, com patrocínio Caixa. Tem a chancela da Prefeitura do Rio de Janeiro, a parceria da Vitagel e da Rikam, a promoção da Super Rádio Tupi e o apoio da Elite Runners, da APPAI e da Clinimex.